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Como utilizar tooltips no Power BI: Agregando mais informações aos seus relatórios

Escrito por Leonardo Petrilli | 29/11/2024

Principais benefícios da Tooltip

Passos para a implementação da Tooltip no Power BI

Potencializando os seus relatórios com Tooltips

Você provavelmente já ouviu falar do Power BI, uma das ferramentas de Business Intelligence mais conhecidas do mercado. Entretanto, o que muita pouca gente sabe, é que além das funcionalidades básicas e intuitivas da ferramenta, o Power BI dispõe de uma ampla gama de funcionalidades adicionais e nativas que podem ser fundamentais na hora do desenvolvimento do seu relatório. Uma dessas funcionalidades são as Tooltips.

A tooltip, ou dica de ferramenta, é um recurso nativo do Power BI que nos dá a possibilidade de mostrarmos de forma limpa e elegante informações complementares a respeito de uma determinada visualização. A partir do momento em que habilitamos a tooltip, basta passarmos o mouse em cima da visualização onde queremos que a tooltip apareça, e uma nova janela irá abrir exibindo o conteúdo adicional que implementamos previamente. Dessa maneira, conseguimos aumentar o nível de detalhamento de uma visualização, ou complementar uma determinada informação sem a necessidade de criarmos uma aba ou uma nova visualização fixa no relatório. A figura 1 exemplifica como uma tooltip é mostrada a partir do momento em que passamos o cursor em cima da visualização principal.

Figura 1: Tooltip com informação complementar. Enquanto a visualização principal mostra o valor por mês, a tooltip complementa com o valor por Estado.

Principais benefícios da Tooltip:

Navegação Simplificada: os usuários podem explorar informações diretamente ao passar o cursor sobre um elemento visual, eliminando a necessidade de mudar para outras páginas ou usar filtros complexos.

Interface mais Limpa e Organizada: ao deslocar informações detalhadas para a tooltip, o relatório principal fica menos sobrecarregado visualmente. Isso facilita o foco nas métricas mais importantes, mantendo os dados complementares acessíveis quando necessário.

Fornecimento de Informações Complementares: permitem exibir detalhes adicionais sobre um dado específico diretamente no relatório. Isso ajuda o usuário a entender o contexto e obter insights sem precisar buscar essas informações em outro lugar.

Experiência Interativa e Personalizada: tornam os relatórios mais dinâmicos e interativos, aumentando a satisfação do usuário. Elas podem ser configuradas para mostrar dados filtrados dinamicamente com base no elemento selecionado.

Flexibilidade para Dados Detalhados: permite incluir informações detalhadas que seriam difíceis de integrar no relatório principal, como segmentações específicas, descrições textuais ou gráficos complementares.

Passos para a implementação da Tooltip no Power BI

1. Primeiramente crie uma aba no relatório, onde será desenvolvida a tooltip. Feito isso, vá na guia Visualizações (1), selecione a opção “Formatar sua página do relatório” (2), posteriormente expanda a opção “Informações da Página” (3) e por último habilite a opção “Permitir que esta página seja utilizada como uma dica de ferramenta” (4). De um nome para a sua tooltip.

2. Com a opção de dica de ferramenta habilitada, iremos agora criar a visualização que será exibida na tooltip. Para isso, basta criar a visualização normalmente, como se fosse cria-la na página principal. As configurações e o tamanho da visualização serão ajustados para o formato de dica de ferramenta.

3. Por último, precisamos implementar a tooltip na visualização. Para isso, primeiramente clique na visualização em que você quer implementar a tooltip. Depois, na aba visualização, clique em “Formatar seu visual” e em seguida clique em “Geral”. Ative e expanda a opção “Dica de Ferramenta”. Na opção tipo, selecione “Página de Relatório”, e em seguida, na opção página, selecione a tooltip criada no passo 1.

 

Potencializando os seus relatórios com Tooltips:

As tooltips no Power BI são mais do que apenas um recurso visual; elas são uma ferramenta estratégica para aprimorar a experiência do usuário e otimizar a apresentação de informações. Com sua capacidade de detalhar dados sem comprometer a clareza do relatório, elas permitem uma navegação simplificada, maior interatividade e uma interface mais organizada. Ao implementar tooltips, você agrega valor ao seu relatório, criando uma solução analítica mais robusta e eficiente.

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